API une modelos de negócio

API une modelos de negócio

Não é de hoje que ouvimos comentários sobre o surgimento de novas tecnologias e a importância delas em nossas vidas, mas você já tentou conhecer essas tecnologias mais a fundo?

Como, por exemplo, a tecnologia que você usa para efetuar uma transação bancária?

Conheça a proposta de uma das ferramentas mais importantes e versáteis do mercado atualmente e como ela vai transformar a maneira que você vive, trabalha, estuda e absorve conteúdo. As API´s têm como principal objetivo oferecer o máximo de conteúdo e informação em um ambiente digital prático, através de alto poder de integração simplificada. As API´s, ou interface de programação de aplicativos, podem ser consideradas “pontes” entre áreas, empresas e o público. Esta “ligação” entre corporações viabiliza a obtenção e entrega de dados de maneira dinâmica e automática.

Com isso, podemos relacionar essa ferramenta em diversos cenários, desde a necessidade de obtenção de um dado do estoque de algum fornecedor até a integração com o conceito de internet das coisas, onde as tecnologias devem ser interconectadas.

API

 

Um bom exemplo de tudo isso é a Lomadee, uma empresa de marketing do grupo Buscapé Company. Ela reúne as maiores empresas de comércio eletrônico no Brasil, como a Americanas, Submarino, Walmart, FastShop, entre outras; permitindo, através de API´s, que qualquer empresa possa comercializar seus produtos, recebendo comissão por venda efetuada. Este modelo permitiu o surgimento de empresas milionárias como a Baixou e SaveMe, que não lidam com estoques, pagamento ou logística. Tais áreas são processadas pelos fornecedores que, através do Lomadee, sabem quais empresas estão gerando vendas dos produtos.

Outra aplicabilidade importante das API´s é a otimização da gestão interna. Relatórios personalizados podem ser gerados automaticamente, enriquecendo a gestão e ajudando a definir estratégias de ação, especialmente quando o assunto é a gestão de T.I em uma empresa.

São inúmeras as possibilidades, quando o assunto é API e é cada vez mais evidente os seus resultados no mercado, uma vez que o mundo detém a necessidade de obter e desenvolver informações consistentes rapidamente. Ela é a oportunidade que as empresas possuem para alcançar inovação e atualizar as suas táticas de crescimento.

Gostou do conteúdo ? Quer saber mais ?

API

Autor: Equipe de Arquitetura e Inovação da Prime IT Service
Responsável: Marcos Vinicius Cavalcante – Innovati