Cloud Integration

Memória e armazenamento de computadores na nuvem

Cloud, também conhecido como computação em nuvem, se caracteriza pela utilização da memória e capacidade de armazenamento de computadores e servidores agrupados em datacenters. Nesse sentido, a nuvem pode ser privada (somente na empresa), pública (serviços como, por exemplo, AWS e GCP) e híbrida. Dessa forma, se criam conexões seguras entre a pública e privada para buscar escala e proteger os dados.

 

A partir de um sistema operacional disponível na Internet, independentemente do tipo de computador e em qualquer lugar, é possível, de fato, ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único.

Uma plataforma com serviços em nuvem oferece rápido acesso a recursos de TI flexíveis e de baixo custo. Assim, não é preciso fazer grandes investimentos iniciais em hardware ou então perder tempo com manutenção e gerenciamento. Isso porque o cloud oferece uma forma simples de acessar servidores, armazenamento, assim como bancos de dados e serviços de aplicativos via internet.

Tipos de Cloud

 

Existem três tipos principais de computação em nuvem: Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço(PaaS) e Software como Serviço (SaaS). Por isso, escolher o melhor, de acordo com as necessidades, é fundamental para seu negócio.

 

As principais características da computação em nuvem são: armazenamento dinâmico de recursos com o mínimo de esforço, visão única do sistema, cobrança com base no uso ao invés de taxa fixa e escalabilidade.

 

Empresas como, por exemplo, Amazon, Google e Microsoft foram as primeiras a investir na nuvem. No Brasil, entretanto, essa tecnologia de computação é recente e passou a ser desenvolvida por uma empresa em 2002.

Benefícios do Cloud Integration

O usuário pode, na maioria das vezes, acessar seus dados na nuvem independentemente do sistema operacional e hardware que está usando no computador;

Os softwares são atualizados de forma automática;

Ter as informações reunidas em um só lugar, sem dúvida, tornam o trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos mais fáceis;

O usuário controla melhor os gastos ao usar aplicativos, pois a maioria dos sistemas oferecem aplicações gratuitas ou então pagas apenas pelo tempo de utilização;

Reduz a necessidade de manutenção da infraestrutura física de redes locais;

Como necessita de pouca infraestrutura, acaba por economizar energia, assim como refrigeração e espaço físico.

eBook

Artigo

Fale com Especialista

Fale com nossos especialistas para saber mais sobre as soluções da Prime IT Solutions para seu negócio.

Veja Também

Thanks!

Fale conosco

Fale com nossos especialistas para saber mais sobre as soluções da Prime IT Solutions para seu negócio.

55 11 4133 3737

55 11 94711 0232

atendimento@primeit.com.br

Entre em contato