fbpx
 

Cloud Integration

Memória e armazenamento de computadores na nuvem

Cloud, também conhecido como computação em nuvem, se caracteriza pela utilização da memória e capacidade de armazenamento de computadores e servidores agrupados em datacenters. Nesse sentido, a nuvem pode ser privada (somente na empresa), pública (serviços como, por exemplo, AWS e GCP) e híbrida. Dessa forma, se criam conexões seguras entre a pública e privada para buscar escala e proteger os dados.

 

A partir de um sistema operacional disponível na Internet, independentemente do tipo de computador e em qualquer lugar, é possível, de fato, ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único.

Uma plataforma com serviços em nuvem oferece rápido acesso a recursos de TI flexíveis e de baixo custo. Assim, não é preciso fazer grandes investimentos iniciais em hardware ou então perder tempo com manutenção e gerenciamento. Isso porque o cloud oferece uma forma simples de acessar servidores, armazenamento, assim como bancos de dados e serviços de aplicativos via internet.

Tipos de Cloud

 

Existem três tipos principais de computação em nuvem: Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço(PaaS) e Software como Serviço (SaaS). Por isso, escolher o melhor, de acordo com as necessidades, é fundamental para seu negócio.

 

As principais características da computação em nuvem são: armazenamento dinâmico de recursos com o mínimo de esforço, visão única do sistema, cobrança com base no uso ao invés de taxa fixa e escalabilidade.

 

Empresas como, por exemplo, Amazon, Google e Microsoft foram as primeiras a investir na nuvem. No Brasil, entretanto, essa tecnologia de computação é recente e passou a ser desenvolvida por uma empresa em 2002.

Benefícios do Cloud Integration

O usuário pode, na maioria das vezes, acessar seus dados na nuvem independentemente do sistema operacional e hardware que está usando no computador;

Os softwares são atualizados de forma automática;

Ter as informações reunidas em um só lugar, sem dúvida, tornam o trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos mais fáceis;

O usuário controla melhor os gastos ao usar aplicativos, pois a maioria dos sistemas oferecem aplicações gratuitas ou então pagas apenas pelo tempo de utilização;

Reduz a necessidade de manutenção da infraestrutura física de redes locais;

Como necessita de pouca infraestrutura, acaba por economizar energia, assim como refrigeração e espaço físico.

eBook

Artigo

Fale com Especialista

Fale com nossos especialistas para saber mais sobre as soluções da Prime IT Solutions para seu negócio.

Veja Também