DevSecOps

Desenvolvimento, segurança e operação no ciclo de vida dos APPs

O que é DevSecOps?

 

DevSecOps é uma abreviação das palavras desenvolvimento, segurança e operação. Nesse sentido, nada mais é do que a introdução da segurança no início do ciclo de vida do desenvolvimento de aplicativos. Dessa forma, tenta automatizar as principais tarefas de segurança, assim como incorporar controles e processos de defesa no início do trabalho do DevOps (desenvolvimento + operação).

 

A infraestrutura de TI passou por mudanças nos últimos anos e, portanto, isso ajudou a melhorar o desenvolvimento de aplicativos. A implantação de apps na nuvem melhorou não só a velocidade como também a escala e migração. Além disso, o DevOps ajudou no processo, desde lançamentos de recursos mais frequentes até maior estabilidade do software.

Percebeu-se que boa parte das ferramentas de segurança não acompanharam esse ritmo de mudança. Dessa forma, ficou a visão de que a segurança pode ser o maior obstáculo para o desenvolvimento rápido de aplicativos e para a inovação em TI. Por isso, o movimento DevSecOps foi projetado.

O objetivo do DevOps é fazer com que, de fato, as equipes de desenvolvimento tenham mais propriedade na implantação e no monitoramento dos aplicativos. No entanto, o propósito do DevSecOps é adicionar segurança nessa automação.

 

Os benefícios do DevSecOps são, principalmente, mais automação desde o início do desenvolvimento, pois isso reduz as chances de haver má administração e erros. Além disso, reduz a necessidade de arquitetos de segurança terem de configurar manualmente os consoles.

Como implementar o DevSecOps na empresa

Diminuir as barreiras físicas e, assim, estimular o diálogo entre as equipes de DevOps e Segurança;

Automatizar processos de segurança com os desenvolvedores. Afinal, uma segurança automatizada integrada ao manual de desenvolvimento permite que releases vulneráveis não cheguem à produção;

Dar o tempo necessário aos desenvolvedores para trabalhar suas habilidades em segurança de aplicativos e ferramental;

Mostrar que o funcionamento correto da aplicação, bem como sua manutenção e segurança é uma responsabilidade compartilhada entre todas equipes.

eBook

Artigo

Fale com Especialista

Fale com nossos especialistas para saber mais sobre as soluções da Prime IT Solutions para seu negócio.

Veja Também

Thanks!

Fale conosco

Fale com nossos especialistas para saber mais sobre as soluções da Prime IT Solutions para seu negócio.

55 11 4133 3737

55 11 94711 0232

atendimento@primeit.com.br

Entre em contato