E-commerce

Diversas categorias de produtos ao alcance de um clique

O que é e-commerce?

 

O comércio eletrônico, conhecido popularmente como e-commerce, é uma modalidade na qual transações financeiras são realizadas por dispositivos e plataformas digitais. Em princípio, era utilizado, principalmente, para vender produtos de menor valor como, por exemplo, CDs e livros. No entanto, atualmente, já são comercializados itens de diversas categorias, desde os que valem milhões até os mais básicos como alimentos e roupas.

 

O mercado online brasileiro é um dos que mais crescem. Nesse sentido, um dos fatores responsáveis por esse crescimento são as diversas lojas virtuais que existem.

e-commerce
e-commerce

A expansão do e-commerce levou à especialização. Dessa forma é possível encontrar várias subáreas de tecnologia da informação que são dedicadas a tarefas específicas. Os profissionais, portanto, precisam ter conhecimentos igualmente aprofundados como, por exemplo, em segurança, criptografia e pagamentos eletrônicos. Assim como de pesquisa, desenvolvimento, marketing, vendas e suporte.

Conheça alguns tipos de e-commerce:

Business to business (B2B)

Esse tipo de comércio engloba todas as transações eletrônicas realizadas entre empresas. Assim, pode ocorrer através da web ou então por redes privadas das próprias organizações. O B2B visa, principalmente, a troca comercial entre parceiros com interesses em comum. Se desenvolve, basicamente, em três áreas: e-Marketplace, plataformas em que as empresas se reúnem para estabelecer laços comerciais; e-Procurement, são as desenvolvidas especificamente para suportar o aprovisionamento das organizações; e, por fim, e-Distribution, concebidas para integrar as empresas aos seus distribuidores, filiais e representantes, permitindo a execução de uma série de tarefas.

e-commerce

Business to consumer (B2C)

Esse comércio se caracteriza pela transação estabelecida entre uma empresa e o consumidor final. Essa relação, portanto, pode ser frequente e dinâmica ou esporádica e pontual, de acordo com o CRM que a organização pratica. Esse é o tipo que tem se desenvolvido consideravelmente devido ao grande número de lojas virtuais e centros comerciais na internet. Além disso, a estratégia mais utilizada para o B2C é o uso de redes sociais para divulgação de produtos e relacionamento com o consumidor.

Business to administration (B2A) ou Business to government (B2G)

Essa categoria trata das transações entre empresas e a Administração Pública. Por isso, essa área envolve uma grande quantidade e diversidade de serviços, nas áreas fiscal, segurança social e emprego, por exemplo. Quando as organizações vendem para o governo, essas vendas poderiam ser consideradas B2B. No entanto, existem regulamentações e regras que impedem e devem ser respeitadas por lei.

Consumer to administration (C2A) ou Consumer to government (C2G)

Esse tipo de comércio eletrônico abrange as transações realizadas entre os indivíduos e a Administração Pública. Então, pode ser aplicado em várias áreas como, por exemplo, segurança social, saúde, educação e impostos.

eBook

Fale com Especialista

Fale com nossos especialistas para saber mais sobre as soluções da Prime IT Solutions para seu negócio.

Veja Também

Thanks!

Fale conosco

Fale com nossos especialistas para saber mais sobre as soluções da Prime IT Solutions para seu negócio.

55 11 4133 3737

55 11 94711 0232

atendimento@primeit.com.br

Entre em contato