Marketplace

O e-commerce colaborativo com diversos produtos em um só lugar

Marketplace nada mais é do que um ambiente digital no qual se vendem bens e serviços. Nesse sentido, é um e-commerce colaborativo, uma espécie de shopping virtual, com acessos para consumidores, que encontram diversos produtos em um só lugar, e lojistas, que podem oferecer seus produtos.

 

Neste modelo de negócio, existe a possibilidade de conseguir valores mais acessíveis e, assim, uma maior margem de lucro. Além disso, a monetização acontece a partir de um percentual na transação realizada.

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Conceitos básicos utilizados no marketplace

Comissão

A taxa cobrada, em geral, sobre o volume de vendas realizados. Pode variar de acordo com o perfil de produto ou serviço disponibilizado.

Intermediador Financeiro

Instituição de pagamento responsável por intermediar as transações financeiras realizadas entre compradores e vendedores, garantindo, portanto, segurança para ambos os lados.

Prazo de Pagamento

Em geral, a maioria dos Marketplaces trabalham com um prazo de pagamento que pode variar de 2 dias até 45 dias após a postagem ou entrega do pedido.

Liquidez de Produtos

Taxa que considera o número total de produtos com vendas em um marketplace. Em seguida, os divide pelo total de produtos geral.

Liquidez de Vendedores

Assim como a liquidez de produtos, este indicador considera o número total de lojas com vendas e o divide pelo total de lojas geral do Marketplace.

Cauda Longa

Uma das principais vantagens do modelo de Marketplace, pois permite o acesso a produtos e serviços que antes seriam inalcançáveis e/ou nunca conhecidos.

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Os Marketplaces podem facilitar os negócios entre: empresas (B2B), empresas-consumidores (B2C), consumidores-consumidores (C2C), empresas-governo (B2G) e governo-cidadão (G2C).

Um dos grandes benefícios do Marketplace é que ele oferece vantagens para todos os envolvidos. Para o pequeno varejista, por exemplo, ter tráfego em sua loja virtual é fundamental. Então, o Marketplace dá suporte em marketing e publicidade para que alcance mais pessoas.

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Além disso, outro benefício é o acompanhamento das métricas da loja virtual. Afinal, identifica as melhores práticas, tendências e soluções. Para o operador de Marketplace, esse modelo impulsiona suas receitas por meio de comissão recebida pelas vendas, variedade de produtos, assim como aumento do ticket médio e facilidade em fidelizar clientes.

Além disso, para o consumidor a grande vantagem é encontrar produtos de diversos segmentos em um só lugar. Dessa forma, a experiência de compra é melhor e tem acesso a preços mais competitivos.

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