Redução de MIPS

O método de medição do funcionamento e velocidade de um computador

O que são MIPS?

 

Em informática, MIPS significa ‘milhões de instruções por segundo’. Nesse sentido, trata-se de uma métrica para medir o funcionamento de computadores. Assim, como é uma taxa de execuções de instruções, a medida especifica o desempenho inversamente ao tempo de execução. Desse modo, PCs mais rápidos possuem uma taxa de MIPS mais alta.

 

O MIPS é calculado assim:

 

 

O número resultado desta operação dá uma ideia da velocidade de uma CPU. Isso porque processadores mais rápidos têm um MIPS mais alto do que computadores mais lentos.

mips

Instruções por segundo (IPS) se caracteriza pela medida da velocidade do processador de um computador. Assim, muitos valores IPS reportados representam somente os “picos” de execução de sequências de instruções artificiais com poucas bandas. Além disso, o desempenho da hierarquia de memória também afeta extremamente o desempenho do processador.

O termo IPS, em geral, é usado na associação com um valor numérico, assim como mil instruções por o segundo (kIPS), milhão de instruções por o segundo (MIPS) ou então milhão operações por segundo (MOPS). kIPS, ou mil instruções por segundo, é raramente usada, pois grande parte dos atuais processadores pode, de fato, executar milhões de instruções por segundo.

No passado

 

Na década de 1970, a atividade de minicomputadores foi comparada utilizando os VAX MIPS. Desse modo, a performance foi medida em uma tarefa e, por consequência, o desempenho avaliado comparando ao VAX 11/780.

 

Então, este entrou no mercado com 1 MIPS de velocidade, medida que também ficou conhecida como “unidade VAX de desempenho” ou VUP.

 

Além disso, foi escolhido porque o 11/780 era, aproximadamente, equivalente no desempenho a um modelo 158-3 do IBM System/370. Isso porque era aceito, geralmente, na indústria computando em velocidade de 1 MIPS.

Os microprocessadores de 8 e 16 bits têm desempenho medido em mil instruções por segundo, que equivalem à 0.001 MIPS. Assim, o primeiro microprocessador de uso, o Intel i8080, funcionou em 640 kIPS. No entanto, o Intel i8086, primeiro microprocessador de 16 bits na linha da marca e usados em PC’s da IBM, operou em 800 kIPS. Por fim, os primeiros PC’s em 32 bits funcionaram em 3 MIP.

eBook

Artigo

Fale com Especialista

Fale com nossos especialistas para saber mais sobre as soluções da Prime IT Solutions para seu negócio.

Veja Também

Thanks!

Fale conosco

Fale com nossos especialistas para saber mais sobre as soluções da Prime IT Solutions para seu negócio.

55 11 4133 3737

55 11 94711 0232

atendimento@primeit.com.br

Entre em contato