Sincronização e Replicação de Dados

Seus dados tolerantes à falhas

O que é replicação de dados?

 

Grandes empresas, em geral, possuem alto número de dados armazenados em sistema. Entretanto, em caso de incidentes como, por exemplo, desastres naturais ou panes elétricas, elas não podem se dar ao luxo de perde-los. Nesse sentido, soluções que possibilitam a continuidade do sistema operacional têm sido muito procuradas.

Uma delas é a replicação de dados que, principalmente, promove o melhor desempenho de um serviço. Assim como aumenta sua disponibilidade e torna os dados tolerantes a falhas. Além disso, a ferramenta é interessante para uma recuperação rápida e, geralmente, é utilizada por empresas que possuem mais de uma estrutura de data center.

Existem duas formas viáveis para replicação de dados. São elas:

Ativo-ativo

Dessa maneira, os dados são guardados em ambos os data centers de forma ativa. De fato trata-se de um método mais seguro, pois, assim, as operações podem ter continuidade sem que haja perda de informações ou então necessidade de virada de sistemas.

Ativo-passivo

Nesse caso, a replicação de dados é feita por sincronização. Pode ser contínua, quando há um link de informações entre dois data centers, enviando do ativo para o passivo, mas nem sempre em tempo real. No entanto, se houver um incidente, é possível que haja uma lacuna para a virada de sistemas e replicação de dados.

 

Portanto, isso aumenta a probabilidade tanto da queda do serviço quanto da perda de elementos. Nesse sentido é preciso avaliar se o valor por ter a operação parada por dias ou semanas é menor do que a implantação do sistema de replicação.

O desafio da replicação é, principalmente, que os dados das grandes empresas estão cada vez mais volumosos. Dessa forma, o tamanho da largura da banda, necessária para trafegar as informações, não acompanha o crescimento na mesma proporção que o armazenamento. Portanto, o método ativo-ativo é o mais recomendado, mesmo com a necessidade de mudanças de softwares para o funcionamento em data centers.

eBook

Artigo

Fale com Especialista

Fale com nossos especialistas para saber mais sobre as soluções da Prime IT Solutions para seu negócio.

Veja Também

Thanks!

Fale conosco

Fale com nossos especialistas para saber mais sobre as soluções da Prime IT Solutions para seu negócio.

55 11 4133 3737

55 11 94711 0232

atendimento@primeit.com.br

Entre em contato