fbpx
 

Sprint / Squad

Sprint

Um dos pilares de um projeto de desenvolvimento baseado na metodologia Scrum consiste em sua divisão em etapas. Cada uma dessas fases possui um tempo definido, que pode ser um ciclo com duração de uma semana, duas semanas ou até um mês.

O sprint pode ser considerado o principal evento do método Scrum, porque é nele que serão aplicados os demais eventos, utilizados os artefatos produzidos anteriormente e desenvolvido de fato o produto. É nele que ocorre a produção de um produto ou parte dele.

Esses são os sprints! Eles não só devem possuir um conjunto de requisitos e metas a serem implementados pelos desenvolvedores, como também, precisam buscar o desenvolvimento de funções, de acordo com a ideia de sistema do cliente.

5 Benefícios do design sprint

Squad

Afinal, o que é Squad?
São pequenas equipes multidisciplinares encarregadas de desenvolver projetos de forma autônoma, o que favorece uma comunicação eficaz, mais direta e sem ruídos.

Em um Squad podem trabalhar pessoas de áreas distintas, como do comercial, do marketing, de produto… O ideal é que todos estejam em sintonia, formando uma equipe autônoma que consiga desenvolver o projeto em questão, usando da expertise de todos.

Os squads podem ser agrupados por um mesmo tema ou objetivos similares, esse agrupamento é chamado de Tribo ou Tribe, que é entendida como unidades menores de esquadrões de startup da empresa. As tribos geralmente não excedem um número maior que 100 colaboradores.

Quais são as vantagens SQUAD?

Embora seja uma decisão que vai impactar toda a empresa, adotar o modelo de Squad pode trazer muitos benefícios para a saúde organizacional da sua empresa. Conheça algumas vantagens.

Agilidade

Em modelos tradicionais, ações que dependem de mais de um setor da empresa acabam sofrendo atrasos porque não é simples conciliar agendas e prioridades. No modelo de Squad isso não acontece e os colaboradores conseguem “cortar caminho”, pois têm contato mais próximo e facilitado com os membros de seus times.

Produtividade

Em consequência do ponto acima, a produtividade da equipe também aumenta, já que é possível realizar mais tarefas em menos tempo. Os processos não ficam barrados em setores específicos porque todos trabalham juntos em prol do sucesso de cada projeto.

Equipe engajada

Os membros da equipe trabalham de forma ativa nos projetos, acompanhando todos os passos e como ele vai se desenvolvendo. Equipes que conseguem enxergar de forma mais palpável o resultado de seus esforços tendem a ser mais engajadas com o sucesso do objetivo.

Colaboração

Aqui, é indispensável que exista colaboração entre os membros do Squad. Aos poucos, eles vão percebendo que só assim seus objetivos podem dar certo. O time trabalha de forma autônoma, mas seus membros não. Essa colaboração vai além das funções definidas para cada pessoa, de forma que todos saibam valorizar e enxergar o propósito de cada uma das funções.

Colaboradores mais capacitados

Um bom colaborador é aquele que entende a dimensão de seu trabalho e como ele pode impactar no todo. Trabalhar em Squads permite maior visualização de todos os ativos e no fim das contas os colaboradores conseguem aprender pelo menos o básico de cada função e como funciona o universo de cada área.

AGILE + DevOps + Esteira de Testes

Quer saber mais? Fale agora com um de nossos especialistas!