fbpx
 

Sustentação 24×7 (Disponibilidade, Incidentes e Melhorias)

Atuação da equipe de sustentação

Sustentação de Aplicações é uma atividade que se caracteriza por manutenções corretivas nos sistema ou aplicações das empresas, realizadas de forma adaptativa ou definitiva, através de análise nas causas raiz dos eventos, podendo gerar novas versões das aplicações em caráter evolutivo dos sistemas de TI. 

Objetivo

O objetivo é garantir que a plataforma e/ou os sistemas estejam disponíveis e em pleno funcionamento, conforme as necessidades específicas das empresas, que podem ser desde disponibilidade operacional 24 x 7 até períodos previamente acordados.

A contratação dos serviços de sustentação pode ocorrer através da alocação de profissionais, com expertise direcionado para esta atividade :

Benefícios

Menos gastos fixos

Optar pela alocação de um (ou vários) profissionais de TI tem um reflexo no planejamento financeiro da empresa. Em alguns casos, o negócio precisa de um grupo de desenvolvedores atuando em um projeto específico. Contudo, não tem mais demandas para esses depois de um tempo. Com a utilização da alocação, é muito mais fácil manter a segurança e a produtividade por um período curto. Esse não é um benefício apenas pela adoção de um gasto mais pontual com os profissionais, mas também com custos de infraestrutura. Como a empresa contratada já será especialista na área, gastos com cursos de aprimoramento ou especialização não dizem respeito à contratante.

Especialização

Como é de se esperar quando uma startup especializada em desenvolvimento é contratada, o serviço prestado será muito qualificado. Diferente do que pode ocorrer em uma empresa que não tem a tecnologia com Agilidade e assertividade na contratação. Uma empresa especializada em TI está muito mais capacitada a identificar reais talentos da área. Ou seja, os processos de contratação são mais rápidos e assertivos. Além disso, por trás do profissional a ser alocado, existe toda uma estrutura de gerenciamento de TI, garantindo a qualidade dos serviços prestados. Como  o seu negócio principal, esses empreendimentos estão completamente focados na área. A consequência disso é óbvia: a alta especialização de profissionais. 

A alocação de profissionais de TI tem como objetivo principal usufruir de profissionais experientes para atender uma demanda. Somado à isso, a empresa contratada também será responsável pela elaboração desse time. Esse fator é especialmente impactante, já que os especialistas escolhidos provavelmente serão os mais adequados para o projeto.

Mitigação dos riscos trabalhistas

Após as mudanças mais recentes nas leis trabalhistas, a alocação de profissionais de TI virou uma ótima opção para as empresas e também se aplicam às atividades de sustentação. Isso porque as novas leis asseguram uma maior  vantagem jurídica em casos de processos. Além disso, na terceirização de TI, todos os riscos, jurídicos e trabalhistas, são de responsabilidade da provedora e não da contratante.  Ou seja, a alocação de profissionais de TI reduz, inclusive, o risco de imagem para uma corporação. Afinal, o nome da contratante não será relacionado à processos trabalhistas.

Flexibilidade na troca de profissionais

Um problema que pode acontecer em qualquer área é a contratação de um profissional que é melhor na teoria do que na prática. Afinal, a maioria dos indivíduos é contratada com base em seu currículo. No entanto, muitos profissionais acabam não permanecendo na empresa devido a problemas de adaptação. Com a alocação de profissionais de TI, a empresa terceirizada poderá trocar o trabalhador que não se adequar ao perfil da contratante sem que hajam problemas financeiros ou jurídicos. Além disso, a troca tende a ser muito rápida, afinal, a provedora já conta com um time de profissionais qualificados à sua disposição.

Foco no projeto

A alocação de desenvolvedores, via de regra, é voltada para a execução de um projeto particular. Como os profissionais de TI envolvidos nesse projeto provavelmente não precisarão atender outras demandas cotidianas da empresa, a execução será muito mais rápida. Além da velocidade, essa dedicação à um único trabalho também pode ter um resultado mais efetivo, devido a imersão e ao empenho exclusivos.

Resultado de longo prazo

Quando o projeto executado pelos profissionais alocados termina, o resultado será mantido por um longo período. Vamos supor que um grupo de desenvolvedores elaborou um software para sua empresa. Nesse caso, mesmo com a saída dos profissionais alocados, o resultado do seu trabalho será mantido. É claro, pode ser que um acompanhamento e manutenção sejam necessários — contudo, o principal já terá sido feito.

fale-com-especialista

Garanta que a sua plataforma/ sistema esteja disponível e em pleno funcionamento!
Fale agora mesmo com um de nossos especialistas.