fbpx
Descubra a importância de se proteger contra vazamento de dados para evitar multas referente a LGPD

Vazamento de dados gerará multas pela LGPD. Proteja-se!

O vazamento de dados é um dos incidentes que mais tem gerado multas para as empresas europeias, através do Regulamento Geral de Proteção de Dados. Saiba como se proteger.

Colunista Heitor Henrique Hernandez Matos, Especialista da Prime em LGPD e Segurança da Informação

A Lei Geral de Proteção de Dados está em vigor desde o ano passado e as sanções por parte da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) começam este ano. Vazamento de dados gerará multas pela LGPD, proteja-se!

As empresas que fazem o tratamento de dados pessoais precisam preparar o seu ambiente para evitar violações. O vazamento de dados é um dos incidentes que mais tem gerado multas para as empresas europeias, através da GDPR (General Data Protection Regulation — Regulamento Geral de Proteção de Dados).

Vazamento de Dados

O vazamento de dados está cada vez mais comum, exigindo que as empresas invistam em ferramentas de segurança da informação e qualificação dos colaboradores.

Ameaças Internas

As ameaças internas precisam ser identificadas e minimizadas. Funcionários mal treinados e falta de conscientização quanto à importância dos procedimentos de segurança, acabam facilitando ataques de phishing e engenharia social.

É importante criar uma política interna de conscientização, fomentando a importância da atenção aos e-mails, que podem disseminar dados confidenciais a destinatários incorretos. Além da existência de links maldosos recebidos por e-mail. As senhas devem ser seguras, únicas e confidenciais para garantir a proteção total da empresa.

Medidas de segurança

Outro aliado a prevenção é a implementação de medidas de segurança, como: software DLP (Data Loss Prevention), software antivírus, controle de portas USB e ferramenta NAC (Network Access Control).

Criptografia de Dados

Com a criptografia, os impactos do vazamento de dados são significativamente menores. Por isso, vale a pena investir nessa solução.

Prestadores de Serviços Terceirizados

Os contratos com empresas terceiras devem exigir privacidade e confidencialidade de dados. Sempre que necessário, utilize o “acesso mínimo”, conceito que prega a liberação apenas dos acessos necessários para execução de atividades.

Segurança física

Por último, mas não menos importante, a segurança física do ambiente também deve ser respeitada. Os funcionários devem ser identificados, o acesso às salas controlado, o ambiente monitorado e deve ser respeitado o conceito de “mesa limpa”, onde não são deixadas informações sensíveis à mostra no ambiente corporativo, minimizando qualquer problema que possa ocorrer na empresa.

Por: Heitor Henrique Hernandez Matos

Lei Geral de Proteção de Dados

Adeque-se a LGPD, fale agora com um de nossos especialistas.



    Thanks!

    Fale conosco

    Fale com nossos especialistas para saber mais sobre as soluções da Prime IT Solutions para seu negócio.

    55 11 4133 3737

    55 11 94711 0232

    atendimento@primeit.com.br

    Entre em contato