Xamarin

Conheça melhor o desenvolvedor de aplicativos nativos da Microsoft

O que é Xamarin?

 

Xamarin é uma ferramenta de desenvolvimento multi-plataforma da Microsoft. Portanto, cria aplicativos nativos para os sistemas operacionais Android, IOS e Windows. Dessa forma, o produto fica disponível imediatamente em ambos, reduzindo custos.

 

Os aplicativos desenvolvidos possuem todos os controles nativos dos três sistemas. Assim, resulta em um app com comportamento e funcionalidade iguais aos originais, bem como recursos específicos de hardware e renderização gráfica.

Entre os pontos positivos do desenvolvimento multi-plataforma com Xamarin estão, principalmente, o reaproveitamento de até 75% do código compartilhado entre as plataformas e a utilização do Visual Studio, que possui suporte com Windows e IOS. Desse modo, oferece flexibilidade à empresa desenvolvedora e à equipe de desenvolvimento.

Tipos

 

A ferramenta da Microsoft tem dois padrões de projeto que podem ser utilizados: Xamarin Nativo e Xamarin.Forms. No entanto, cada um tem fatores positivos e negativos que, de fato, devem ser considerados:

  • Xamarin Nativo: quando o código da interface do usuário é criado separadamente para cada plataforma de destino. Portanto, a vantagem é o acesso das APIs específicas, que possibilita a construção da interface de forma mais manual e, assim, demora mais para ser desenvolvida. Por isso, necessita de um conhecimento mais profundo sobre o padrão e comportamentos de cada sistema operacional;
  • Forms: nesse padrão, o uso do framework oferece um conjunto de APIs que é compartilhado. Além disso, funciona em todos os sistemas operacionais, tem facilidade de construção e de uso.

Dentro dessa ferramenta existem dois elementos que são muito úteis no processo de desenvolvimento multi-plataforma.

O Xamarin Test Cloud possibilita realizar testes de aplicação em mais de mil modelos e configurações. Afinal, isso acontece diretamente na nuvem e de forma automática. Além disso, traz recursos importantes como, por exemplo, logs, métricas de performance e relatórios.

 

Já o Xamarin Insights é o monitoramento da aplicação em tempo real, o que, sem dúvida, é essencial para detectar problemas. Dessa forma, permite que o desenvolvedor saiba o que acontece internamente e, então, receba relatórios detalhados sobre as atividades.

eBook

Fale com Especialista

Fale com nossos especialistas para saber mais sobre as soluções da Prime IT Solutions para seu negócio.

Veja Também

Thanks!

Fale conosco

Fale com nossos especialistas para saber mais sobre as soluções da Prime IT Solutions para seu negócio.

55 11 4133 3737

55 11 94711 0232

atendimento@primeit.com.br

Entre em contato